QUE BOM QUE VOCÊ ENCONTROU O NOSSO BLOG!

Ola! Muita paz desejamos ao seu coração!

Seja bem-vindo à nossa comunidade!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

QUARESMA: TEMPO DE AMAR!

«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras»
(Heb 10, 24)
A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.
Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (10, 24).
Assim Bento XVI inicia sua mensagem para a Quaresma 2012. Impelida também pelo sentido destas palavras na carta aos Hebreus, na Quaresma de 1935, a Serva de Deus Me. Maria Teresa de Jesus Eucarístico, durante uma conferência, ensinou às Irmãs algumas disciplinas para serem utilizadas no período santo da Quaresma. A estas disciplinas ela deu o nome de “cordinhas”, alusão às práticas que alguns santos ou almas piedosas dispunham para a mortificação corporal. Tais penitências acarretavam o efeito benéfico de amainar as paixões e libertar a mente para que mais facilmente se possa entregar à meditação das realidades transcendentes.

Nossa Madre convidou-nos a fazer uso dessa disciplina espiritual e que queria ver, no fim da Quaresma, quais as cordinhas mais gastas.
“Se não fizerdes penitências todos perecereis”, disse Jesus (Lc 13,3). Há diversas formas de nos penitenciarmos a fim de educar nosso corpo e nosso espírito. Se você faz parte daquelas almas que ingressaram na Via da Infância Espiritual de Santa Teresinha do Menino Jesus que ensinou-nos o grande valor dos pequenos sacrifícios realizados por amor, sinta-se convidado(a) a praticar conosco estas cordinhas para que, ao chegar a hora de entoarmos o Aleluia Pascal o façamos com alegria sincera, pois o espírito há de estar preparado para entoar este canto novo.




O Silêncio Exterior e Interior; aquele para observarmos este.
O ritmo da vida moderna muitas vezes ofusca o valor de um silêncio exterior.
Há momentos em que sentimos necessidade de parar um pouco e refletir sobre o que somos ou o que temos feito. Contudo o silêncio amedronta alguns por ser uma forma de encontro consigo mesmo. Para o coração que está em busca de um encontro com Deus, faz-se necessário alguns momentos de silêncio durante o dia, para principalmente ponderarmos nossas respostas e decisões.
Nós cristãos devemos exercitar-nos no silêncio interior, ou seja, “fazer calar nossas potências interiores, como a fantasia e a memória”.
“O homem interior experimenta esta exigência do amor divino: certa solidão para ouvir Deus ‘que lhe fala ao coração’ (cf. Os 2,16). A fé, a esperança, um amor de Deus disponível aos dons do Espírito Santo, bem como um amor fraterno ao mistério dos outros, implica como exigência própria a necessidade do silêncio (cf. ET 46)

Sugestões:1. Não reclamar
2. Não murmurar
3. Não fofocar
4. Afastar pensamentos e situações que podem levar ao pecado
5. Diminuir o tempo frente à TV
6. Visitar o Ssmo Sacramento e permanecer diante Dele por uns momentos em silêncio



A mortificação fortalece o espírito.
Não é a valorização do sacrifício por ele mesmo, e de maneira masoquista, mas pelo fruto de conversão e fortalecimento espiritual que ele traz; é um meio, não um fim.
Por disciplina podemos oferecer muito a Deus.

Sugestões:1. Evitar filmes e programas que não condizem com a vivência moral e cristã
2. Pequenos sacrifícios nas refeições. Por exemplo deixar de comer algo que gosta
3. Diminuir o tempo na internet, MSN, FACEBOOK, ORKUT, renunciar por um período algo que lhe dê prazer.
4. Abrir mãos de suas opiniões ou de sua vontade
5. Não reclamar do calor, da chuva, do frio, da comida fria, etc.
6. Sorrir, tentar sorrir mesmo se passa por algum problema ou dificuldade



Por ser o oposto da soberba, a humildade é grande virtude, a que mais caracterizou o próprio Jesus, ‘manso e humilde de coração’ (Mt 11,29), e também marcou a vida de Maria, ‘a serva do Senhor’ (Lc 1, 38), José, e todos os santos da Igreja.

Sugestões:1. Reconhecer e aceitar os próprios erros
2. Aceitar as correções fraternas
3. Tratar a todos com respeito
4. Reconhecer e usar seus dons e talentos para o bem do próximo e glória de Deus
5. Não teimar e não se desculpar



As regras fazem parte do nosso cotidiano. É importante observá-las. Ser fiel aos horários e às nossas responsabilidades e compromissos ajuda-nos a disciplinar também o nosso interior. Planejar as tarefas e concretizar as prioridades ajudam a viver intensamente o dia. Não perder um minuto, porque o nosso tempo é de Deus.

Sugestões1. Fazer uma lista das tarefas importantes do dia
2. Não chegar atrasado ao trabalho, à faculdade, reuniões, etc. por indisciplina, por preguiça




Amabilidade e caridade para com o próximo.

Sugestões1. Não responder com grosseria ou sem educação
2. Dar seu lugar no ônibus, na Igreja, etc. para alguém que está de pé


SANTA QUARESMA A TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Obra Social Madre Teresa: Casa Vida e Esperança!

Obra Social Madre Teresa: Casa Vida e Esperança!
SAO MIGUEL, DEFENDEI-NOS!