Festa de Nossa Senhora Auxiliadora em Turim. Por que recorremos a Virgem Maria?
O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Turim, na Itália, está recebendo desde ontem à tarde milhares de peregrinos de diversas partes da Itália.
Durante toda a noite muitos fiéis passaram, no local, em vigília, participando da Eucaristia, rezando o rosário e buscando o sacramento da confissão.
Na manhã de hoje, 24 maio, dia festivo para toda a Família Salesiana por conta da data, às 10 horas da manha, o Cardeal Arcebispo de Turim, Dom Severino Poletto, presidiu a Solene Celebração com a presença dos bispos salesianos de todo o mundo.
O prelado ressaltou, na homilia, o significado do motivo de recorremos a Virgem Santíssima. A primeira razão disso é porque a temos como Mãe e nas Bodas de Caná, quando ela pede a Jesus que faça alguma coisa para os noivos, ela apenas cumpre o seu papel materno. A nossa fé e o nosso modo de recorrer a Virgem Maria se devem ao fato de sabermos que ela é Mãe.
O presidente da Celebração Eucarística continuou a reflexão afirmando que todos os que recorrem a Maria têm necessidade de fazer-lhe algum pedido. E recorda que o primeiro pedido que devemos fazer a ela é a graça para a luta espiritual contra o pecado. Nós cristãos precisamos ter clareza disso e saber de que lado estamos, porque constantemente somos envolvidos pela mentalidade do mundo e Nossa Senhora vem nos ensinar a saber escolher pelo bem.
Um segundo pedido que devemos fazer a Virgem Maria é a graça de entendermos o sofrimento. Esta é uma grande ajuda de Nossa Senhora aos seus filhos.
A formação das consciências, por meio de um ensinamento baseado no testemunho dos cristãos mais velhos aos jovens, é a indicação do cardeal Severino ao falar da educação juvenil. Ele declarou que não é possível uma educação sem a verdade. O jovem deve ser formado para ter a capacidade de criticar os diversos caminhos que lhe são oferecidos pela sociedade atual.
Para finalizar a sua meditação, recordou que, infelizmente, hoje se fala pouco de Deus, o valor religioso que deveria ser total, muitas vezes, é medíocre. É preciso descobrir, no tempo que o Senhor nos doa, o Seu projeto sobre a nossa vida.
Para finalizar a sua meditação, recordou que, infelizmente, hoje se fala pouco de Deus, o valor religioso que deveria ser total, muitas vezes, é medíocre. É preciso descobrir, no tempo que o Senhor nos doa, o Seu projeto sobre a nossa vida.
Ao mensionar os dois milhões de peregrinos que passaram diante do Santo Sudário, que está na cidade italiana [Turim], ele se pergunta o que aquelas pessoas buscavam olhando para os sinais do sofrimento de Cristo. Elas buscam fé e esperança para a própria vida, responde. Agora é necessário comunicar aos nossos irmãos a esperança que nós encontramos na nossa vida.
Fonte: Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário