Com o objetivo de proporcionar conforto espiritual aos pacientes internados na instituição, o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt reorganizou a visita religiosa com um grupo da Pastoral da Saúde há dois anos. Este grupo é coordenado pelas Irmãs, desde muitos anos!
Este grupo possui hoje 23 membros que realizam diversas atividades na instituição, como o levantamento junto aos pacientes do desejo de receberem a visita de um líder religioso (padre, pastor), realiza o contato com as igrejas para que enviem representantes para a visita aos pacientes e faz a entrega da comunhão nos quartos para quem tiver interesse.
Para aqueles pacientes que podem se deslocar e acompanhantes, todas as quartas e quintas feiras são realizados momentos de oração na capela.Além da Pastoral da Saúde, existem outros dois tipos de apoio religioso: as visitas de grupos de igrejas à todos os setores de internação e as visitas específicas a determinados pacientes.
Para os grupos de igrejas realizarem as visitas, é necessário realizar um cadastro junto ao hospital, com nome das pessoas que realizarão as visitas, identificação e um documento da igreja a que pertencem. Estas visitas são organizadas no período da tarde e os visitantes entram em duas pessoas por vez. Os visitantes recebem um crachá de identificação na recepção do hospital, e tem acesso a todos os setores de internação.
O cadastro é necessário para evitar que pessoas utilizem de má fé esta abertura da instituição, e como forma de controlar o acesso de pessoas no ambiente hospitalar, sempre em vista do conforto do paciente.
Atualmente diversos grupos de confissões religiosas distintas realizam este tipo de visita no hospital diariamente.
Já para as visitas pessoais de padres, pastores e líderes das diversas religiões, o hospital autoriza a entrada mediante identificação na recepção. As visitas religiosas não precisam ser realizadas no horário normal de visitas, a instituição apenas pede para que seja evitado o horário noturno para comodidade dos pacientes.
Para todas as visitas religiosas é imprescindível a identificação mediante apresentação de carteira de líder de igreja (padre, pastor, diácono, etc.) na recepção do hospital.
Todos os anos são realizados pelo Hospital Regional dois encontros ecumênicos, com o objetivo de discutir as atividades dos grupos na instituição e dar orientações práticas para abordagem dos pacientes. Todas as igrejas de Joinville que fazem visitação no hospital são convidadas para estes encontros.Para todas as visitas religiosas é imprescindível a identificação mediante apresentação de carteira de líder de igreja (padre, pastor, diácono, etc.) na recepção do hospital.
Se alguma igreja ou instituição religiosa tiver interesse em realizar atividades no hospital pode entrar em contato com Ir. Adriana Puzzi ou Ir. Eliane através do telefone 3461-5582 ou 3461-5523.
Postado pelo Blog do Regional
Nenhum comentário:
Postar um comentário