QUE BOM QUE VOCÊ ENCONTROU O NOSSO BLOG!

Ola! Muita paz desejamos ao seu coração!

Seja bem-vindo à nossa comunidade!

sexta-feira, 16 de março de 2012

FESTA NO REGIONAL!

Hospital Regional completa 28 anos



Conheça a história do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt.


Inaugurado em 15 de março de 1984, o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt contempla uma área construída de 22.400 metros quadrados. 
A construção desta unidade hospitalar teve seu projeto idealizado por alguns médicos desde os anos 80, pois a cidade precisava resolver problemas como demanda reprimida e promover a modernização que a medicina joinvilense exigia, já que o hospital situa-se na maior cidade do Estado de Santa Catarina que hoje possui cerca de 500 mil habitantes.

O Hospital Regional é caracterizado como hospital geral, administrado pelo Governo do Estado, e de gestão plena municipal. É referência em diversas especialidades para atender a população do Sistema Único de Saúde. Seu fluxo de pacientes possui um atendimento de demanda espontânea e referenciada. Presta atendimento ambulatorial, internação, serviço de apoio diagnóstico e terapia (SADT) e urgência e emergência em especialidades clínicas e cirúrgicas. Atualmente conta com 247 leitos distribuídos nas unidades de internação clínica, cirúrgica, infectologia, psiquiatria, cardiologia, pediatria, hospital dia, centro de terapia intensiva (cardiológica e geral).

É referência na macrorregião norte/nordeste para tratamento da AIDS, habilitado através da portaria n° 7.750 de 24 de julho de 1992 a efetuar estes procedimentos, e o tratamento de outras doenças infecto-contagiosas.
Outro credenciamento importante foi estabelecido pelo Ministério da Saúde, que através da portaria SAS n° 479 de 19 de agosto de 1999 cadastrou o hospital para atender alta complexidade em Neurocirurgia  nível I.
No mesmo ano a Instituição recebeu a habilitação de leitos em UTI tipo II através da portaria SAS n° 491 de 25 de agosto de 1999, contando atualmente com 20 leitos adultos e especializados.
  
O hospital conta com ambulatório especializado em cardiologia e ambulatório de especialidades médicas, sendo uma Unidade de Referência para Procedimentos de Alta Complexidade em Cirurgia Cardíaca e Cardiologia Intervencionista para a região nordeste do estado de Santa Catarina, atendendo os municípios pertencentes às 23ª e 25ª regionais de saúde.

Possui habilitação para tratamento em Psiquiatria Hospital Geral com 30 leitos, cuidados prolongados em neurologia e hospital dia AIDS e vasectomia.
A partir do ano 2000, o hospital recebeu a habilitação em Retirada de Órgãos e Transplantes de Rim e Córnea dentro das normas e quesitos exigidos pelo Ministério da Saúde, através das portarias SAS n° 128 e n° 129 de 20 de abril de 2000.
Conta com uma equipe especializada na busca ativa de órgãos que realiza um trabalho de abordagem de captação de órgãos junto aos familiares de pacientes.

O Hospital teve sua urgência e emergência enquadrada ao nível tipo III e foi notificado como integrante do Sistema Estadual de Referência Hospitalar. Em 2001 o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt foi credenciado, após a avaliação da Coordenação Geral de Sistemas de Alta Complexidade/DSRA/SAS e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais/Universidade de São Paulo, a realizar procedimentos de Alta Complexidade em Lesões Lábio-Palatais, passando a ser integrante do sistema de referência estadual de alta complexidade hospitalar.

São muitas as conquistas que constroem a história do Hospital Regional, desde a dedicação dos funcionários, médicos, voluntários, além da colaboração incondicional das Irmãs da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada que desde o início acompanham o crescimento desta unidade hospitalar.

No ano de 2002 o hospital foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar procedimentos de Alta Complexidade em Cardiologia - Cirurgia Cardíaca, através da portaria SAS n° 228 de 08 de abril de 2002 e recentemente foi habilitado como Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular e em Procedimentos da Cardiologia Intervencionista.

Em 2006, foi credenciado como Hospital Ensino pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, sendo que o credenciamento foi renovado em 2009.

A partir do dia 17 de Novembro de 2009, o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt iniciou uma nova etapa na Gestão da unidade. O Planejamento Estratégico do hospital para o quadriênio 2010/2014 foi desenvolvido com a Fundação São Paulo, que trouxe a metodologia do Balanced Scorecard – BSC ou Painel de Desempenho Balanceado, um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em ações operacionais que direcionam o comportamento e o desempenho. 

Além disso, a contratação de médicos através de Processo Seletivo simplificado, reforma de leitos desativados e realização do concurso público são as ações definidas pelo Secretário Dalmo Claro de Oliveira neste ano para sanar os principais problemas da instituição.

Muitos desafios ainda precisam ser vencidos para alcançar um atendimento de excelência, porém, a busca constante dos profissionais é pela qualidade e humanização na atenção ao paciente.

Hospital Regional Hans Dieter Schmidt: 28 anos prestando assistência hospitalar humanizada à saúde da população de Joinville e região.
Deus abençoe a todos!

(fonte: www.hrhds.blogspot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Obra Social Madre Teresa: Casa Vida e Esperança!

Obra Social Madre Teresa: Casa Vida e Esperança!
SAO MIGUEL, DEFENDEI-NOS!