ENTENDENDO O QUE É.
De acordo com Harrington (1993) “não existe um produto ou serviço sem que haja um processo”. E da mesma maneira, “não existe um processo sem um produto ou serviço”. Ou seja, todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron 1994).
Equipe da farmácia com a consultora Camila Pena |
Aperfeiçoar um processo não implica, necessariamente, em aumento de trabalho, mas sim na eliminação de atividades que não tenham um sentido em si, na remoção de obstáculos que impedem o bom desempenho, na realização do trabalho de maneira mais fácil e eficiente, sem cometer erros e o entendimento do processo e suas saídas (HARRINGTON, 1993)
O mapeamento de processos pode ser considerado como uma ferramenta gerencial analítica e de comunicação que têm a intenção de ajudar a melhorar os processos existentes ou de implantar uma nova estrutura voltada para processos.
Mapear um processo, ajuda a identificar as fontes do desperdício, fornecendo uma linguagem comum para tratar dos processos de manufatura e serviços, tornando as decisões sobre o fluxo visíveis, de modo em que se possa discutí-las, agregando conceitos e técnicas enxutas, que ajudam a evitar a implementação de algumas técnicas isoladamente, formando a base para um plano de implementação (LEAL, 2003).
Equipe de enfermagem do centro cirúrgico e clinica cirúrgica validando processos |
Ao final da manha de hoje, tivemos ainda o treinamento sobre o processo de faturamento, onde foram abordados os fluxogramas e detalhamentos do processo, terminando assim o ciclo de implementação deste processo. Parabéns às equipes que prepararam e compareceram ao treinamento!
Treinamento e validação com os pares. |
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