QUE BOM QUE VOCÊ ENCONTROU O NOSSO BLOG!

Ola! Muita paz desejamos ao seu coração!

Seja bem-vindo à nossa comunidade!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MENSAGEM DO DIA


Mensagem do dia
 

Quarta-Feira, 31 de outubro 2012
Em nossa fraqueza necessitamos da Eucaristia

A Eucaristia é o mistério da pobreza. Nela Jesus Cristo se mostra numa extrema pobreza, vindo do céu em auxílio à nossa pobreza.

Em todos os momentos em que a Igreja foi abatida pela heresia, o Senhor a socorreu, pois esta, muitas vezes, ficou totalmente enfraquecida e necessitada. Pois quando isso acontece, a força do inferno é que vem para feri-la [Igreja] e tentar solapar os seus fundamentos. Mas o próprio Jesus afirma: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16,18).

Ainda hoje o céu continua a vir em auxílio à nossa pobreza todos os dias em que Jesus se dá a nós na Eucaristia. Necessitamos dela a cada dia por causa das nossas dúvidas, da fraqueza de nossa fé e para que nos firmemos no caminho de Deus e em Seus mandamentos. Ela [Eucaristia] é uma necessidade para nossas misérias; e mesmo como nossos pecados, não deixamos de ser filhos de Deus. A Igreja continua sendo mãe e continuamos sendo filhos. Ela não põe ninguém para "fora de casa", não faz nenhum julgamento e não condena ninguém como réu.

Como a Igreja, nós também precisamos ser cheios de misericórdia, por isso, necessitamos da Eucaristia.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

terça-feira, 30 de outubro de 2012

SANTO DO DIA


São Frumêncio

30 de Outubro


São Frumêncio


A história do santo de hoje se entrelaça com a conversão de uma multidão de africanos ao amor de Cristo e à Salvação. São Frumêncio nasceu em Liro da Fenícia. Quando menino, juntamente com o irmão Edésio, acompanhava um filósofo de nome Merópio, numa viagem em direção às Índias. A embarcação, cruzando o Mar Vermelho, foi assaltada e só foram poupados da morte os dois jovens, Frumêncio e Edésio, que foram levados escravos para Aksum (Etiópia) a serviço da Corte.

Deste mal humano, Deus tirou um bem, pois ao terem ganhado o coração do rei Ezana com a inteligência e espírito de serviço, fizeram de tudo para ganhar o coração da África para o Senhor. Os irmãos de ótima educação cristã, começaram a proteger os mercadores cristãos de passagem pela região e, com a permissão de construírem uma igrejinha, começaram a evangelizar o povo. Passados quase vinte anos, puderam voltar à pátria e visitar os parentes: Edésio foi para Liro e Frumêncio caminhou para partilhar com o Patriarca de Alexandria, Santo Atanásio, as maravilhas do Ressuscitado na Etiópia e também sobre a necessidade de sacerdotes e um Bispo. Santo Atanásio admirado com os relatos, sabiamente revestiu Frumêncio com o Poder Sacerdotal e nomeou-o Bispo sobre toda a Etiópia, isto em 350.

Quando voltou, Frumêncio foi acolhido com alegria como o "Padre portador da Paz". Continuou a pregação do Evangelho no Poder do Espírito, ao ponto de converterem o rei Ezana, a rainha, e um grande número de indígenas, isto pelo sim dos jovens irmãos e pela perseverança de Frumêncio. Quase toda a Etiópia passou a dobrar os joelhos diante do nome que está acima de todo o nome: Jesus Cristo.

São Frumêncio, rogai por nós!

LITURGIA DO DIA


Evangelho (Lucas 13,18-21)

Terça-Feira, 30 de Outubro de 2012
30ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus?21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Assuma a beleza do Reino dos Céus no seu dia a dia

Postado por: homilia

outubro 30th, 2012

Jesus usava os exemplos mais simples possíveis, e em outra passagem chega a dizer que explicava essas coisas em parábolas a fim de confundir os doutores, justamente porque os doutores não tinham contato com coisas simples como plantar sementes, preparar massa de pão ou de bolo; então eles tinham mais dificuldade de entender e, às vezes, se confundiam.
Hoje, Ele se desafia: “Com que poderei comparar o Reino dos Céus?” Primeiro, Ele compara com o homem que lança uma semente de mostarda no seu jardim. A semente gera uma árvore que os pássaros do céu fazem ninhos em seus galhos. Qualquer pessoa simples daquela época sabia que a semente de mostarda é a menor dentre todas as sementes, e que gera uma árvore enorme… E o que isso tem a ver com o Reino dos Céus? Veja que comparação linda: o homem que atirou a semente é o próprio Jesus; a semente é o Evangelho; o terreno é o nosso coração; e a árvore que vai crescendo a partir daquela semente é a nossa vida, que é próprio Reino dos Céus onde as aves do céu fazem ninho, ou seja, as crianças de todas as idades vêm se aconchegar aonde as pessoas vêm colher frutos para saciar sua fome de Deus, onde tantos vêm descansar à sua sombra quando estão cansados… E mesmo quando vem o lenhador e corta os seus galhos ou até o seu tronco, a árvore exala perfume sobre o machado que a feriu, mas não morre antes de espalhar novas sementes pelo mundo afora.
A segunda comparação foi com o fermento que se mistura com três porções de farinha até que tudo fique fermentado. Jesus entendia até de cozinha! Quem cozinha sabe que não é só jogar o fermento e pronto… Existe todo um processo para fazer o fermento penetrar na massa. E eu fico imaginando aquelas mulheres quando iam preparar o pão, fazendo as analogias a cada gesto durante a preparação do pão. A farinha é o nosso ser, e o fermento é o amor. Enquanto a massa vai sendo misturada com o fermento, ela precisa ser batida, amassada, deformada e remodelada, para que o fermento se misture e fique igualmente distribuído em toda a massa, para que no momento de ir ao fogo, o pão resista ao calor e cresça por igual.
Nós também precisamos ser amassados, deformados e remodelados para que o amor preencha todas as áreas da nossa vida. Enquanto houver áreas sem fermento, aquela área deverá ser amassada e sofrer um pouco mais, até que o fermento do amor entre nela. Tudo isso para que, no momento de ir ao fogo, o nosso pão cresça por igual sem áreas deformadas pela falta do fermento.
Você deve ter observado que essa reflexão ficou grande, mas poderia ter ficado ainda maior, pela beleza e riqueza deste Evangelho. Jesus também se desafiaria para encontrar uma comparação interessante, com algo que você está habituado a ver no seu cotidiano, só para fazer você entender o que é o Reino dos Céus e desejar – com todas as forças – fazer parte dele.
Senhor, faça com que eu seja instrumento de seu Reino para que ele chegue a todas as pessoas, sem exceção, mormente aos pobres e marginalizados.
Padre Bantu Mendonça


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MENSAGEM DO DIA


Mensagem do dia
 

Segunda-Feira, 29 de outubro 2012
Educar com amor
Vejam que sábio ensinamento de Dom Bosco: "Assim procedia Jesus com seus apóstolos; tolerava-os na sua ignorância e rudeza, e até mesmo na sua pouca fidelidade. A afeição e a familiaridade com que tratava os pecadores eram tais que em alguns causava espanto; em outros, escândalo, mas em muitos infundia a esperança de receber o perdão de Deus. Por isso nos ordenou que aprendêssemos d'Ele a ser mansos e humildes de coração.

Uma vez que são nossos filhos, afastemos toda cólera quando devemos corrigir-lhes as faltas ou, pelo menos, a moderemos de tal modo que pareça totalmente dominada.

Nada de agitação de ânimo, nada de desprezo no olhar, nada de injúrias nos lábios; então sereis verdadeiros pais e conseguireis uma verdadeira correção.

Em determinados momentos muito graves, vale mais uma recomendação a Deus, um ato de humildade perante Ele, do que uma tempestade de palavras que só fazem mal a quem as ouve e não têm proveito algum para quem as merece"(Trecho extraído do "Ofício das Leituras - Das cartas de São João Bosco").

São João Bosco, rogai por nós para que consigamos educar nossas crianças com amor.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


ANO DA FÉ

EU CREIO!
O ANO DA Fé que se iniciou no dia 11 de outubro e se concluirá em 24 de novembro de 2013.


Pantocrator da catedral de Cefalù - Sicilia - Italia

Mas, o que é o ANO DA Fé?

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização nos explica:

“Jesus de Nazaré, o Filho de Deus, nascido de Maria, proclamado na fé o Senhor e Cristo, no curso de sua existência fez diversas perguntas:

- O que procuras? (Jo 1,38)
- Mulher, o que queres de mim? (Jo 2,4)
- Há quanto tempo lhe acontce isto? (Mc 9,21)
- Todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá para sempre. Crês isto? (Jo 11,26)

E todavia, uma entre estas perguntas permanece como a mais importante:

“O que dizem as pessoas sobre o Filho do Homem? ... e vocês, quem dizem quem eu sou?”
A resposta clara e decidida de Pedro em nome de todos foi: “ Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!” (Mt 16, 13-16)

Se é verdade que na vida é preciso fazer uma síntese de tantas coisas, o mesmo se deve dizer da fé. Esta consiste em deixar-se interpelar ainda e por tantas vezes por Jesus no mesmo modo e com as mesmas palavras:  ... e vocês, quem dizem quem eu sou? Devemos também nós responder como os discípulos: “ Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!” É desta resposta e sobretudo desta consciência que nasceu a fé cristã.

Será necessário deixar-se guiar por un ano esta pergunta inicial de Jesus e da resposta de Simão!

Parece pouco, mas não é!

Deste pergunta, se veiculam outras que devemos por com sinceridade a nós mesmos:
- Eu creio em Cristo?
- Creio na sua existência histórica e na Sua Ressurreição?
- Creio que Ele veio de Deuspara ser Deus em meio a nós?
- Creio que a Sua palavra é Palavra de Deus que traz consigo a resposta às perguntas sobre o sentido da vida?
- Creio que nada de mais belo poderia me acontecer do que o tornar-me cristão?
E ainda:
- Crendo nisto, a minha vida é mais segura? É mais equilibrada? É mais consciente do seu sentido? Vive melhor a dor? É uma vida que espera? É uma esperança que se vê? É uma esperança que contagia? Se o meu corpo, como de fato acontece, envelhece ou perde um pouco de saúde, acontece talvezs a mesma coisa com a minha fé? É ainda capaz de constituir um organismo no qual vivem as defesas imunológicas? É ainda enérgica de reenviar ao remetente todas as cartas explosivas que chegam a mim dos não poucos inimigos da mesma fé, um dos quais é certamente a preguiça?
Estas perguntas, que a consciência nos põe, já iluminada pela nossa fé, devem ser tornar ocasião de resposta a todos aqueles que, pelo cansaço ou pelo compreensível desafio porque longes da fé, perguntam – talvez inconscientemente – a Cristo mesmo: “E Tu, quem és?” (Jo 8,25)

O ANO DA Fé parte desta consciência: se é Deus que guarda a fé, nós somos seus administradores e, como bons operários do Evangelho, acontece de entrar naquela sã “ânsia” que acende a nossa mente e dá vigor às nossas iniciativas. O Ano da Fé proposto pelo Papa é paradoxalmente a iniciativa mais simples, certamente a mais natural que se possa propor, não só em tempos como estes de uma certa calamidade da fé, mas em todo sempre.

Tal proposta nos convida a rever se verdadeiramente tudo o que fazemos, e antes ainda pensamos, na nossa comunidade se refere realmente à fé, este é o primeiro motivo.

O segundo, como consequência, é que ao menos por um ano, é-nos pedido de dedicar-nos às explicações e ao revigoramento da fé a cada esforço.

O Ano da fé deve nos convencer o quanto é belo ter fé. E naturalmente dar testemunho dela.


Explicação do Logotipo
A barca representa a Igreja.
O mastro é uma Cruz que iça as velas que com sinais dinâmicos forma o trigrama de Cristo.
Atrás das velas um sol que associado ao trigrama nos remete à Eucaristia.
PARA SABER MAIS SOBRE O ANO DA Fé, ACESSE:
www.annusfidei.va

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CONVITE PARA O ENCONTRO ECUMENICO

Convidamos a todos os membros da pastoral da saude, bem como as Igrejas cadastradas para serem visitadoras no Hospital, FRAMMI, VOFRAMMI... todos juntos para este evento!

Este encontro é uma oportunidade de integração, troca de experiencias e formação para os agentes.


Arquivo do blog

Obra Social Madre Teresa: Casa Vida e Esperança!

Obra Social Madre Teresa: Casa Vida e Esperança!
SAO MIGUEL, DEFENDEI-NOS!