QUE BOM QUE VOCÊ ENCONTROU O NOSSO BLOG!

Ola! Muita paz desejamos ao seu coração!

Seja bem-vindo à nossa comunidade!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Hoje, 111 anos de nascimento de nossa fundadora!


Infancia e Familia
Pai de DulceMãe de Dulce
Em meados de 1888 uniram-se em matrimônio e tiveram 7 filhas, das quais Dulce era a caçula.
Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico nasceu em São Paulo aos 20 de janeiro de 1901, recebendo o nome de Dulce Rodrigues dos Santos.

Foi batizada em 29 de junho de 1902, na Igreja Santa Cecília, na mesma cidade, cercada de carinho pela mãe (viúva aos 37 anos) e pelos irmãos mais velhos, sobretudo por Gabriela, que assumiu o cuidado da caçulinha, enquanto a mãe se lançava ao trabalho, Dulce crescia como uma florinha delicada. Era frágil de constituição, mas de uma surpreendente vitalidade.
Dulce
Dulce na Escola
1ª Comunhão Zelosa pela formação dos filhos, Da. Helena matriculou sua caçulinha no Externato São José, das Irmãs de São José de Chambèry, onde a irmã Gracia já estudava. Dulce tinha apenas 8 anos; matriculada no 2º ano infantil – assim era a seriação naquele tempo – logo manifestou os raros dons de inteligência com que fora agraciada.Foi no Externato São José que Dulce fez sua Primeira Comunhão. Era o dia 1º de setembro de 1912, um Domingo e – como acontecerá em todas as datas marcantes de sua vida - uma festividade de Maria: Nossa Senhora da Penha. Foi muito marcante na sua formação o contato com aquelas religiosas, fazendo despertar cedo, em seu coração, o gosto pela oração, estruturar sua vida de piedade e delinear a sua espiritualidade: um grande amor à Eucaristia e uma filial e terna devoção a Nossa Senhora. Aos 16 anos escreveu uma pequena oração que rezava após a comunhão:
“...Ó Jesus, tirai-me a faculdade de buscar fora de vós o afeto de que a minha alma sente a sede ardente... Tomai-me toda para vós e nada deixai de mim para as criaturas... Consumi-me inteiramente ao fogo do vosso amor!...”
Ao terminar os estudos no Colégio São José, matriculou-se na Escola Normal da Praça da República “Caetano de Campos”, posteriormente Instituto de Educação. Foi nesse período, principalmente, que revelou seus raros dotes de inteligência. Fez um curso brilhante, formando-se professora em 29 de novembro de 1919, com 18 anos. Exerceu por algum tempo a função de substituta em algumas classes, tendo sido também professora de Educação Física. Ao lado das atividades de professora, Dulce buscava crescer em sua vida de união com o Senhor a quem escolhera amar e servir acima de tudo e através de todas as coisas. Já então alimentava o sonho de se fazer religiosa, convicta de que esse era o caminho a que Deus a chamava. Seu amor profundo por Nossa Senhora se enraizava sempre mais em seu coração. Sob seu olhar materno, privadamente, fez pela primeira vez, seus votos particulares, consagrando-se ao Senhor. Foi a 15 de agosto de 1921. E, com mais seis jovens formou o “Grupinho da Virgem”, com a finalidade de intensificar a devoção a Nossa Senhora e de orar, de modo especial, pela proclamação do dogma da Assunção de Maria. Já a essa época, delineava-se diante de sua alma contemplativa, um sonho: ser carmelita, buscar na solidão do claustro sua união com o Divino Esposo que escolhera, ou antes, que a escolhera.

(fonte: www.pequenasmissionarias.org.br)
Formatura no Magistério

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Obra Social Madre Teresa: Casa Vida e Esperança!

Obra Social Madre Teresa: Casa Vida e Esperança!
SAO MIGUEL, DEFENDEI-NOS!